quarta-feira, 31 de março de 2010

Redes em Rede: construindo alternativas ao capitalismo ( encontro de activistas ibéricos em Ruesta, Arágon, de 1 a 4 de Abril)


Convocatória para os activistas do decrescimento, da permacultura, da agro-ecologia, das cidades e das aldeias em transição, da autogestão, do anarcosindicalismo e de outros sindicalismos combativos, da ecologia social, da economia solidária, da autonomia, e da vida sem capitalismo. Assim como a todos quantos se sentem envolvidos neste processo.

Encontro de 4 dias para pôr em comum e coordenar as redes e movimentos que trabalham e apostam por alternativas ao capitalismo, ao autoritarismo e ao patriarcado.

Queremos conhecermo-nos uns aos outros e aprender a trabalhar de forma coordenada, tanto no âmbito global como nas múltiplas áreas sectoriais. Temos como denominador comum a nossa oposição ao sistema capitalista e a aposta em dar prioridade na construção de alternativas.

O objectivo é partilhar em conjunto e alimentar práticas que significam outra forma de viver. Exemplificar e multiplicar os projectos e as coordenações para avançar na senda de novos modelos socio-económicos.

O local do encontro é em Ruesta, aldeia da provincia de Zaragoza, em Arágon, a oeste da península ibérica, perto dos Pirinéus. Recorde-se que a população de Ruesta foi expropriada e desalojada por causa da construção da represa de Yesa. Desde 1988 a confederação anarcosindicalista CGT ( Confederación General del Trabajo) autogestiona a recuperação de Ruesta, após a sua cedência pela Confederación Hidrográfica del Ebro.

Todo o encontro seguirá segundo dinâmicas assembleárias, com um programa que incluirá áreas temáticas, áreas transversais e reuniões territoriais. Serão tratadas matérias como a habitação, economia alternativa e solidária, trabalhao asalariado, ecologia prática, soberania alimentária, educação, energia, transportesm saúde, relações humanas e vida comunitária, comunicação alternativa, centros sociais e ócio.

Participam activistas dos seguintes movimentos e associações: Podemos vivir sin capitalismo, Ecologistas en Acción, Red de Permacultura Ibérica, CGT, Movimiento Zeitgeist, Xarxa pel Decreixement, Caracol Zaragoza red de personas por la autonomía zapatista, REAS - Red de Redes de Economía Alternativa y Solidaria

Inscrições:
http://www.sincapitalismo.net/es/node/4066

Para saber mais
http://www.economiasolidaria.org/
http://gruposdeconsumo.blogspot.com/
http://www.sincapitalismo.net/es

Para encontrar e conhecer Ruesta:
http://www.ruesta.com/

Fonte: http://pimentanegra.blogspot.com/