quarta-feira, 4 de abril de 2012

Lutas.doc - Episódio 2 - Recursos Humanos




Recursos Humanos - Um paralelo entre as vítimas das guerras brasileiras e o uso da mão de obra

Muitos historiadores notáveis, economistas e, até dois ex-presidentes, falam sobre a escravidão que teve efeitos sobre a história do Brasil. O ex-presidente Lula discute como a elite do Nordeste queria libertar os escravos em 1817, na Revolução Pernambucana. Mas, muitos setores das classes superiores opuseram porque temiam que os escravos se revoltassem.

"Nunca houve uma preparação intelectual dos escravos no Brasil, como aconteceu nos Estados Unidos com a Guerra Civil", observa o historiador Eduardo Gianetti. "Levamos mais de um século para integrar escravos na força de trabalho, mas não devemos ser orgulhosos, devemos ter vergonha."

Na tela da TV Brasil, uma reflexão que traça o paralelo entre as vítimas das guerras brasileiras e o uso da mão de obra. Os entrevistados questionam também quem é a elite brasileira e como se dá, e ainda se existe democracia racial no país.Alguns destacam os fenômenos que produziram a escravidão como um "negócio" e seus reflexos na atualidade. Analisam e refletem sobre como mecanismos sofisticados que mantêm dezenas de milhões de trabalhadores como reserva de mão de obra barata ao longo dos séculos.

Para chegar ao significado de "trabalho", os depoimentos costuram hipóteses para compreender como funciona o aparelho ideológico que legitima a vida de trabalhadores que ontem estavam em navios negreiros e aldeamentos jesuítas, mas hoje aceitam trafegar em ônibus lotados do trabalho às moradias em bairros de periferia das cidades. Comentam a eficiência dos discursos que, ao transformar escravos em "recursos humanos", reduz o impacto da linguagem e legitima a realidade, diminuindo a percepção de violência.

Além do sociólogo Luis Mir, falam neste programa, o psicanalista Contardo Calligaris, o economista Eduardo Giannetti, a professora de filosofia Olgária Matos, o jornalista Gilberto Dimenstein, o pensador José Júnior, do AffroReggae; os historiadores John Monteiro, Pedro Puntoni e Laura de Mello e Souza, a vereadora Soninha, a escritora e ex-moradora de rua Esmeralda Ortiz, a ex-senadora Marina Silva, além dos ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso.

Lutas.Doc é uma parceria da TV Brasil com a Gullane e Buriti Filmes.

Roteiro e Direção Daniel Augusto e Luiz Bolognesi

Produção Caio Gullane, Fabiano Gullane, Laís Bodanzky e Renata Galvão