segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Rendimento Básico: Um impulso cultural



"Um rendimento é como o vento sob as suas asas" -- assim começa o filme. Deverá ser incondicional para todos? Poderá haver um conceito económico de direitos civis?
O filme é envolvente, comovente, tocante, e vai directo ao ponto porque, em termos puramente lógicos, torna a situação actual --e a função do dinheiro-- visível sob uma nova luz. Um tema em voga.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Imprensa:
▶ "É um filme inteligente sobre o estado do nosso mundo. Uma espécie de programa educativo, que tenta explicar como funciona o rendimento básico, quem o financia, e o que o poderia causar."
Mikael Krogerus, Brand eins

▶ "O filme 'Rendimento Básico' é muito mais que uma colecção de perguntas, respostas e argumentos. Podemos ver e ouvir vários testemunhos, há gráficos e tudo o necessário a um documentário que se preze, mas também há cenários utópicos e surpreendentes neste filme."
Michael Senn Hauser, Schweizer Radio DRS

▶ "O filme 'Rendimento Básico' desperta a curiosidade e convida a uma reflexão mais aprofundada. Uma lição de economia extremamente interessante"
Basler Zeitung

▶ "O filme deixa uma impressão profunda. Dá que pensar e convida à iniciativa pessoal. Ele remove o medo do desconforto da ideia. Ele acende um vivido interesse nos assuntos sociais e fá-lo dentro da nossa própria consciência. Um impulso cultural que ultrapassa o idealismo, um desafio!"
Nadine Aeberhard-Josche, Info3