domingo, 5 de julho de 2009

O Mundo Segundo a MONSANTO (Legendado)


ANTIGMOS

"A experiência mostra que a coexistência entre a agricultura transgênica e convencional ou orgânica não é apenas possível, mas ocorre de forma pacífica em todo o mundo."
"Imagine um mundo que preserve a natureza, o ar e a água.
Se pudéssemos produzir mais...com menos agrotóxicos...sem desmatamento. É um mundo de transgênicos. Uma iniciativa da Monsanto...com o apoio da Associação Brazileira De Nutrologia."
(Antigo anúncio da Monsanto no Brazil).

O documentário "O Mundo segundo a Monsanto",http://www.arte.tv/fr/1912794.html mostra a a história da principal fabricante de organismos geneticamente modificados (OGM's), a Monsanto http://www.monsanto.com/Pages/default.aspx cujos grãos de soja, milho e algodão se proliferam pelo mundo, apesar dos alertas de ambientalistas.
A diretora, a francesa Marie-Monique Robin, baseou seu filme - e um livro de mesmo título - na empresa com sede em Saint-Louis (Missouri, EUA), que, em mais de um século de existência, foi fabricante do PCB (piraleno), o agente laranja usado como herbicida na guerra do Vietnã, e de hormônios de aumento da produção de leite proibidos na Europa.
O documentário destaca os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos, que, em 2007, cobriam 100 milhões de hectares, com propriedades genéticas patenteadas em 90% pela Monsanto.
A pesquisa durou três anos e a levou aos Estados Unidos e a países como Brasil, Índia, Paraguai e México, comparando as virtudes proclamadas dos OGM's com a realidade de camponeses mergulhados pelas dívidas com a multinacional, de moradores das imediações das plantações pessoas que sofrem com problemas de saúde ou de variedades originais de grãos ameaçadas pelas espécies transgênicas.
Marie-Monique Robin relatou em entrevistas divulgadas pela produção do filme que tentou em vão obter respostas da Monsanto para todas essas interrogações, mas que a companhia decidiu "não avaliar" seu documentário. Um capítulo do livro, intitulado "Paraguai, Brasil, Argentina: a República Unida da Soja", relata o ingresso desse cultivo nesses países, que estão hoje entre os maiores produtores do mundo, por meio de uma política de fatos consumados que obrigou as autoridades do Brasil e do Paraguai a legalizar centenas de hectares plantados com grãos contrabandeados.
A legalização beneficiou obviamente a Monsanto, que pôdo cobrar assim os royalties por seu produto.
Marie-Monique Robin é uma famosa jornalista independente, que, em 2004, gravou um documentário sobre a Operação Condor chamado "Esquadrões da Morte: A Escola Francesa"- para o qual entrevistou vários dos maiores repressores das ditaduras militares dos anos 70.

Veja tambèm:
Engenharia Genética: O Maior Golpe do Mundo
https://www.youtube.com/watch?v=Qn1GTw16FiM
O Veneno esta na Mesa
http://www.youtube.com/watch?v=_WNAIDi6nRw