Medina Carreira alerta que podemos chegar a situação igual à da Grécia O ex-ministro das Finanças, Medina Carreira, alerta que o país pode estar a evoluir para uma situação social idêntica à da Grécia. O fiscalista considera que a crescente insatisfação dos portugueses pode criar instabilidade.
Medina Carreira admite que, há um ano, já via o empobrecimento do país como uma realidade inevitável. No entanto, hoje, tem uma visão ainda mais pessimista. O ex-ministro das Finanças alerta que os portugueses vão reagir com muito barulho às dificuldades que estão a atravessar.
Uma instabilidade social que se deve ao crescente empobrecimento do país, ao mesmo tempo que aumenta a dívida externa. Actualmente, a factura de Portugal é de 146 mil milhões de euros. Diz Medina Carreira ser fruto da última década, desde a adesão de Portugal à moeda única, quando se tornou mais fácil obter financiamento lá fora.
As contas públicas também não vão melhorar. Teixeira dos Santos já reconheceu que, em 2009, o défice pode chegar aos 3%. Muito acima dos 1,5% previstos, há apenas alguns meses, pelo Governo.