domingo, 20 de maio de 2012

Entrevista com Eduardo Galeano 10 de Maio 2012 RTP2 (legendado em Português)


josepinheironeves

Entrevista com Eduardo Galeano, escritor uruguaio, transmitida na RTP 2 (Portugal) na última 5ª feira, 10 de Maio de 2012. Programa "o tempo e o modo". Uma realização de Graça Castanheira. Eduardo Galeano nasceu em Montevideo, Uruguai, em 1940. É jornalista e escritor. Combina ficção, história e análise política nos seus textos. Viveu exilado grande parte da sua vida. Regressou a Montevideo em 1985, onde vive e escreve, até hoje. Blog do escritor Eduardo Galeano: http://eduardogaleano.org/

Para Eduardo Galeano, a vida é a relação entre o querer e o poder, entre o que existe e o que acreditamos existir, entre a nossa fantasia e a circunstância realmente vivida. Galeano entende a realidade como sendo muito mais rica e diversificada do que a forma como por vezes a vemos, limitados por um sistema de valores que cerceia a nossa compreensão e a nossa disponibilidade para ver o desconhecido como uma oportunidade — e não como uma ameaça.
Ao longo da História, criámos uma narrativa sobre nós, humanos, que ignora as vivências dos que não se encontram no poder, como as mulheres, as culturas indígenas, ou os pobres. Uma narrativa baseada em fraturas, não apenas entre nós e os outros mas também entre o corpo e a alma ou o passado e o presente. Galeano propõe reconstruir a memória, escutar as palavras nunca escutadas e ver o mundo com outros olhos, unindo o que está separado.
Galeano é o autor “senti-pensante” que sonhou um dia ser jogador de futebol; depois quis ser santo e, finalmente, escritor.
Fonte : http://www.rtp.pt/programa/tv/p28865/e1